• Carregando...
Abib Miguel, Bibinho é alvo do Gaeco
Abib Miguel voltou a ser alvo do Gaeco por suspeita de exploração irregular de áreas agrícolas.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Curitiba cumpriu na quarta-feira (12) sete mandados de busca e apreensão em áreas agrícolas ligadas ao ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, mais conhecido como Bibinho.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo informações do promotor Denilson Soares de Almeida, um mandado foi cumprido em Curitiba, quatro nas cidades de Formosa e São João da Aliança no Estado de Goiás e mais dois mandados no município mineiro de Paracatu. Além de telefones celulares, computadores e documentos apreendidos, os policiais ainda encontraram mais de R$ 1,1 milhão na residência de um dos investigados na cidade no interior de Minas Gerais  

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Curitiba e as investigações apuram a suspeita de crime de lavagem de dinheiro por meio da exploração agrícola. “Essas áreas foram sequestradas pela Justiça e seriam vinculadas ao ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa e seus familiares. Nesta fase da operação, três pessoas são investigadas pela exploração das áreas de forma oculta sem o conhecimento da Justiça”, explicou o promotor.

Bibinho, que foi o principal alvo da operação Diários Secretos, esquema de desvio de recursos públicos e contratações de funcionários fantasmas na Alep, revelados pela série de reportagens da Gazeta do Povo e RPC, é investigado pela exploração irregular das propriedades agrícolas desde 2021.

Na primeira fase da operação, sete residências, sete fazendas e duas empresas, uma de sementes e outra de aviação agrícola, foram alvos dos mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram 16 ordens judiciais cumpridas nos estados de São Paulo, Paraná e Goiás em setembro de 2021 contra o grupo suspeito de atuar de diferentes formas para falsificação ou simulação de valores ocultos na exploração agrícola de propriedades rurais pertencentes ao ex-diretor-geral da Alep.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]