i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
VERBA DE RESSARCIMENTO

Assembleia Legislativa “ajeita” regra de alimentação para continuar ressarcindo notas de deputados

  • PorCatarina Scortecci
  • 23/04/2019 20:33
Assembleia Legislativa
Presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), durante sessão plenária. Foto: Orlando Kissner/Alep| Foto:

O comando da Assembleia Legislativa do Paraná resolveu modificar uma regra interna, relativa à despesa com alimentação, em reação a uma enxurrada de processos judiciais abertos contra políticos da Casa. A alteração, feita no apagar das luzes da última legislatura, encerrada no fim de janeiro de 2019, permite que os parlamentares continuem utilizando parte da chamada “verba de ressarcimento” para pagar alimentação mesmo quando não se tratar de despesa feita em viagem (fora de Curitiba ou fora do seu domicílio eleitoral, onde mantém residência fixa).

Até janeiro, a verba de ressarcimento poderia ser utilizada para “despesas com aquisições de refeições, inclusive lanches e similares do parlamentar e de assessores em viagens no exercício da atividade parlamentar”. Mas, no ato da Comissão Executiva número 98, publicado em 29 de janeiro último no Diário Oficial, o texto é alterado, com a exclusão da palavra “viagens”. Na nova redação, a verba de ressarcimento pode ser utilizada para “despesas com refeições pagas pelo deputado ou por assessores quando estiverem no exercício de atividade parlamentar”.

Ao fazer a alteração nas regras, a Comissão Executiva justificou que “não raro estão ocorrendo interpretações equivocadas no sentido de que só poderiam ser ressarcidas despesas quando o deputado ou assessores estivessem viajando”. “Tal expressão foi inserida tão somente para enfatizar que até mesmo quando o deputado ou o assessor estivesse viajando, a despesa poderia ser ressarcida, mas não significa que as despesas só poderiam ter sido feitas fora da capital”, escreveu o comando da Assembleia Legislativa.

Ou seja, na prática, a Casa já ressarcia notas de alimentação apresentadas pelos parlamentares independente do local da despesa, se em viagem ou não. Com a alteração no texto, a prática permanece a mesma. “Apesar da clareza do texto, propõe-se nova redação para que não mais exista qualquer tipo de dúvida”, justificou a direção da Casa, ao assinar o ato da Comissão Executiva número 98.

Na legislatura anterior, a Comissão Executiva era formada pelos deputados estaduais Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (primeiro-secretário) e Jonas Guimarães (segundo-secretário). Os três foram reeleitos, e Ademar Traiano reconduzido ao comando da Casa no início da atual legislatura.

Enxurrada de ações judiciais

A preocupação em modificar o texto vem na esteira de uma enxurrada de processos judiciais abertos contra políticos recentemente. Somente a ONG Vigilantes da Gestão Pública denunciou nove parlamentares por supostas irregularidades no uso da verba de ressarcimento com despesas de alimentação. Também o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) propôs uma ação civil pública em 2017 contra o então deputado estadual Alexandre Guimarães (PSD), hoje assessor do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Desde então, parlamentares têm cobrado da presidência da Assembleia Legislativa uma defesa dos gastos, já que, no entendimento deles, não houve irregularidade.

Em 23 de abril último, quando o deputado estadual Galo (Podemos) foi à tribuna criticar a ONG, Traiano sugeriu que ela se tornasse alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está sendo criada na Casa com foco no terceiro setor. “Que seja esta a primeira ONG a ser investigada”, atacou Traiano. Para Galo, a ONG está “sendo bancada para atacar os deputados, para tentar desmoralizar”.

“Eu defendo a instituição e os senhores deputados, sem nenhum temor. Todos estão protegidos por projeto de resolução que trata desse tema”, afirmou Traiano.

Em entrevista à Gazeta do Povo, o presidente da Vigilantes da Gestão Pública, Sir Carvalho, disse que a ONG, criada há seis anos e com atuação nacional, não tem qualquer ligação com grupos partidários, e nem é financiada com dinheiro público. “É uma ONG feita por cidadãos. Nos mantemos com pequenas doações de pessoas físicas, de vaquinha virtual. Os políticos ainda não entenderam que a sociedade é quem está buscando meios para participar, fiscalizar”, afirmou ele.

Em relação à alteração na regra da verba de ressarcimento, proposta no apagar das luzes da legislatura passada, Carvalho classifica a medida de “jogada de autodefesa”. “Continua sendo imoral, mas aí passa a ser legal. De todo modo, nossas ações judiciais foram propostas por situações pretéritas [da legislatura anterior, quando vigorava o outro texto]”, disse ele.

MP vê abuso

Deputado estadual na legislatura anterior, Alexandre Guimarães (PSD) está na mira da Justiça Estadual desde o final de 2017, em função de parte dos seus gastos com alimentação ressarcidos pela verba da Assembleia Legislativa. Guimarães tentou a reeleição, em outubro do ano passado, mas acabou ficando na condição de suplente. No início do ano, ganhou um cargo no governo do Paraná, lotado na assessoria do governador Ratinho Junior (PSD).

Mas a ação civil pública contra ele, em trâmite na 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, não trata apenas do local onde a despesa foi realizada. De acordo com o promotor de Justiça Hugo Evo Magro Corrêa Urbano, o ex-parlamentar “transformou a verba pública destinada a arcar com despesas de alimentação no exercício de atividade de parlamentar em verdadeiro tíquete-refeição, abusando de forma contumaz do dinheiro público, que deveria ser utilizado tão somente para subsidiar o trabalho do parlamentar quando este estivesse em viagem, acompanhado de seus assessores”.

Para o Ministério Público, Guimarães “transferiu para o erário estadual as despesas pessoais ordinárias de alimentação, que deveriam ser suportadas pelo seu próprio patrimônio, por meio de recursos particulares”. “Dentre as despesas poupadas pelo réu, incluem-se itens de alimentação de consumo doméstico, carne para churrasco, bebidas para festas, quantidades grandes de pizzas para entrega em domicílio, alimentação rotineira no município de sua residência [Campo Largo, local onde reside com sua família], alimentação de terceiros estranhos ao quadro de pessoal da Assembleia Legislativa, etc”, citou o promotor de Justiça. Quase R$ 20 mil teriam sido pagos pela Assembleia Legislativa a ele, de forma indevida.

À Gazeta do Povo, a defesa de Guimarães enviou uma nota sobre o assunto: “A verba foi utilizada de acordo com o que preconiza a resolução da Assembleia Legislativa, sendo o ressarcimento aprovado tanto pela Comissão de Tomada de Contas da Casa quanto pelo plenário. O processo ainda está em trâmite e tenho certeza da sua improcedência”.

Verba de ressarcimento

A verba de ressarcimento é um dinheiro mensal reservado pela Assembleia Legislativa para cada parlamentar utilizar com despesas relacionadas ao mandato. Hoje, cada um dos 54 deputados estaduais pode gastar até R$ 31.470,00 por mês. Alimentação é apenas um dos itens da lista de despesas que podem ser ressarcidas pela Casa, a partir da apresentação de nota fiscal.

No “Portal da Transparência” da Casa na internet, a nota fiscal, com a descrição do produto vendido ou do serviço prestado, não fica disponível – ao contrário do que ocorre na Câmara dos Deputados, onde existe verba semelhante. A Assembleia Legislativa informa, além do valor da despesa, o número do CNPJ do estabelecimento que forneceu a nota fiscal e a razão social.

As regras sobre o uso da verba de ressarcimento foram regulamentadas pela Assembleia Legislativa através de quatro resoluções (números 03/2004; 03/2009; 01/2012; e 22/2012) e também por quatro atos da Comissão Executiva (1.526/2012; 1.551/2013; 1.873/2013; e 98/2019).

41 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 41 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    delvaloil de frança costa

    ± 284 dias

    sim vou deixar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE CARLOS FERRARO FERRARO

    ± 285 dias

    Olha como os ilustres trabalham!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jonsimar Tadeu Catapan

    ± 285 dias

    Povo: que tal propor um projeto de lei estabelecendo que "toda alteração, votação, proposição de novos projetos de lei, aumentos ou reajustes de salário, modificações em regras de aposentadoria, enfim, tudo que envolva deputados, senadores, governantes e juízes tenha de passar por plebiscito para ser aprovado? A ideia é evitar que essa c0rj@ aprove coisas como essas em benefício próprio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROMULO COAS

    ± 285 dias

    Isso é pouca vergonha. Nas próximas eleições não votar nessas amebas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JR

    ± 292 dias

    Palhaçada isso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Estatística

    ± 296 dias

    Como é bom fazer leis e regulamentos... Pobres mortais vão continuar pagando seus impostos bem quietinhos, como sempre. Tiradentes morreu por 20%. Estamos chegando nos 40% bem tranquilos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valter Luiz Demenech

    ± 296 dias

    Enquanto a classe política não entender o que a Sociedade Civil quer, não teremos uma Democracia de Verdade!!!! Usam esses penduricalhos que acabam inflando os ganhos mensais dos políticos somente para fugir das tributações e para camuflar seus subsídios grandiosos!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelão

    ± 296 dias

    Engraçado falam que os funcionários do executivo, que estão quebrando o Estado impedindo o Estado de investir e isso e aquilo, será mesmo. Ai vem me falar de reforma de previdência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelão

    ± 296 dias

    Engraçado falam que os funcionários do executivo, que estão quebrando o Estado impedindo o Estado de investir e isso e aquilo, será mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelão

    ± 296 dias

    Engraçado falam que os funcionários do executivo, que estão quebrando o Estado impedindo o Estado de investir e isso e aquilo, será mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Um brasileiro

    ± 296 dias

    Centenas de milhares morrem de fome, desempregados, e "suas excelências" podem ressarcir um valor maior que o de seus subsídios. E esse Galo vem criticar quem está corneteando isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 296 dias

    Outra indecência esses ressarcimentos. Já recebem um baita salário e outros benefícios... Política não deveria ser profissão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvia Costa

    ± 296 dias

    Apenas bandidos disfarçados de políticos extorquindo o cidadão a quem deveriam servir! Vergonha sobre eles e processo na cara!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 296 dias

    Lembrando que a onda Bozo, elegeu a maioria dessas TRANQUEIRAS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Afonso Celso Frega Beraldi

    ± 296 dias

    Há apenas uma palavra para definir estes caras da ALEP: sanguessugas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dmcc

    ± 296 dias

    Viva a democracia!!! São deuses....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 296 dias

    O povo burro sempre clama por mais estado, então toma!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Biriva paranaense

    ± 296 dias

    Cada dia eu fico sabendo de mas pessoas que compõem o trem da alegria do Ratinho Jr, só nessa reportagem são mais dois. Só mudam as coleiras os cachorros são os mesmos, governo novo mas totalmente viciado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 296 dias

    O que esperar de um bando de chupins? Eles tem que comprovar o tal trabalho parlamentar. Assim mesmo, o ressarcimento é imoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    rivelino do nascimento santos

    ± 296 dias

    Parabéns a essa ONG pelas denúncias a esses verdadeiros sanguessugas do Estado,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jonas prates

    ± 296 dias

    cade os maluco q dão tiro em tudo? não falta muito para q isso ocorra em AL's, CM's e etc; é muita cara de pau! uma desfaçatez vergonhoso; na moral: não se corrigirão nunca! sao como feijao ruim: somente na pressão ! e não adianta o psicológico! pois estão acima disso ! a pressão deve ser física! pegar e jogar na lata de lixo como fizeram num país da europa! e como fizeram com alguns petistas nos aeroportos! identificar o canalha e botar pra pho-dher, em publico!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis Basoy

    ± 296 dias

    Faltam-me adjetivos pejorativos para definir o caráter dos ocupantes da Alep, quer sejam deputados ou seus assessores. Eles não entenderam o momento que o Brasil vive. Cansamos de pagar mordomias indevidas. Devemos demonstrar nosso repúdio e revolta se cruzarmos com essas figuras em locais públicos. São servidores do povo, eleitos para mudar nosso Estado para melhor e não para serem beneficiários de privilégios indevidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 296 dias

    A maioria desses inúteis que compõe a ALEP, sempre foram aliados de Richa, portanto não causa surpresa nenhuma suas péssimas atitudes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      jonas prates

      ± 296 dias

      e os aliados de lula? nao seja pateta! estes caras fazem aliança com o diabo! ou vc acredita no politico bom e no malvado? se passar a peneira na AL, nao contaremos nos dedos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDSON - Sítio Cercado

    ± 296 dias

    Vindo do TRAIANO, amiguinho do Beto Richa, dava para esperar esta e outras bobagens.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ricardo

    ± 296 dias

    Nós paranaenses tivemos a chance de mudar essa cambada de ladroes no fim do ano passado, porem preferiram votar nos mesmo, reclamar agora ja não da mais, agora é aguentar o tranco e na proxima mudar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 296 dias

      Ricardo infelizmente o povo e extremamente fora da casinha, quando ainda vota nesta turma. MEUS DEUS O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A POPULAÇÃO DO PARANÁ, QUE AINDA NAO ACORDOU E AINDA COLOCA ESTA TURMA NA ASSEMBLEIA ? O AMIGO DO MEU AMIGO, PEDIU PARA VOTAR NESTA PESSOA. ELES PROTEGEM SEUS PRÓPRIOS INTERESSES PESSOAIS.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      jonas prates

      ± 296 dias

      exatamente Ricardo! o culpado é quem entra na cabine da urna! foi quem colocou estes *** onde estão! e pra tirar? se damos o cargo, deveríamos ter poder de tirar! e aí?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Gruber

    ± 296 dias

    Continua a farra . Enquanto o trabalhador é ceifado em seus direitos esse ********** e seus acessores fazem a festa com o dinheiro público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 296 dias

    Pra que gastar dinheiro próprio , se o dinheiro do povo , parece não ter dono , aí é só inventar uma gambiarra jurídica e dar o jeitinho brasileiro pra continuar tudo como sempre foi , enquanto isso o pagador de imposto entra num hospital e não tem um equipamento para se fazer um exame de emergência, que muitas vezes custa menos do que um político gasta em iguarias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thinker

    ± 296 dias

    Para alterar regulamento e gastar verba pública eles são rápidos. Mas o atual presidente da ALEP parece não ser muito a favor transparência da coisa pública. Pelo menos está assim com o o Projeto de Lei Complementarda Mensagem n’ 16/2019, publicado no Site da Assembleia em 16/04 e até agora não disponibilizado o download para consulta. Parece que o comando da “casa do povo” não quer cumprir Lei da Transparência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALCIONE PRA

    ± 296 dias

    É a continuidade da FARRA da alimentação de deputados que usam privilégios a bel prazer! A velha política teima em continuar, um rato mno governo, um velho ******** envolvido em falcatruas como Presidente da ALEP, ou seja, um bando de sujos, para esse tipo de prática,já se adaptaram a muito tempo ao ÓLEO DE PEROBA .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    roberto novaes jr

    ± 296 dias

    Seguramente é uma das verbas mais antipáticas e vergonhosas para a população do PR. Se houvesse um minimo de decência, pagariam do próprio bolso, como qualquer cidadão comum, o pão que comem. Por isso, e pela corrupção, os deputados são os mais antipáticos dos paranaenses e ninguém, mas ninguém mesmo, confia neles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROMULO COAS

    ± 296 dias

    Isso é uma vergonha. Esse Traiano é uma traíra. Não consigo entender como o povo vota nesse cara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    C R Berger

    ± 296 dias

    Há quem diga que o Seu TRAIANO esteja por trás disso tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcio Ranulpho de Oliveira

    ± 296 dias

    Isso é um absurdo, com o dinheiro público fica difícil confiar em algum político Paranaense...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      C R Berger

      ± 296 dias

      Nem no traia ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      FRANCISCO BEDUSCHI

      ± 296 dias

      Ninguem confia mas eles estão lá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando K.

    ± 296 dias

    Estes " deputados" estão enrolados com a justiça e ainda tem a coragem de ameaçar os cidadãos? Deviam tomar vergonha na cara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO APEL

    ± 296 dias

    Afinal quais são as atividades parlamentares?????? vão representar alguma autoridade em restaurantes chiques???? Viajar as bases??????Fazer festinha com o dinheiro de nossos impostos???????será que nas atividades parlamentares existe a palavra TRABALHO???????????????????????????Com a palavra os nobres edis....................duvido kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]