Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Até dia 24

Assembleia Legislativa abre consulta para população definir prioridades ao orçamento do PR em 2026

Assembleia Legislativa do Paraná abriu consulta pública para sugestões ao orçamento do Paraná para 2026.
Assembleia Legislativa do Paraná abriu consulta pública para sugestões ao orçamento paranaense para 2026. (Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A Assembleia Legislativa do Paraná abriu uma nova etapa de participação popular para a construção do orçamento do Paraná para 2026. Até 24 de novembro, moradores de todas as regiões do estado podem enviar sugestões que serão avaliadas para eventual incorporação à Lei Orçamentária Anual (LOA). As contribuições devem ser registradas pela plataforma do programa "Orçamento de todos", disponível no site da Assembleia.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento, a iniciativa fortalece uma prática contínua de orçamento participativo. Ele destaca que "o orçamento do Paraná não se resume a números: define as prioridades de investimento e direciona políticas públicas que terão impacto direto no cotidiano dos cidadãos".

A proposta enviada pelo governo prevê aquele que é considerado pela gestão estadual como o maior orçamento do Paraná já elaborado: R$ 81,6 bilhões, alta de 4% em relação a 2025. O valor contempla R$ 7,1 bilhões em investimentos, com foco em obras de infraestrutura, ampliação da malha viária e melhorias em áreas essenciais como saúde, educação, urbanismo, agricultura e segurança pública.

VEJA TAMBÉM:

Educação detém maior fatia do orçamento do Paraná

Na divisão das áreas prioritárias, a Educação permanece com a maior fatia do orçamento do Paraná, seguida pela Saúde, que terá crescimento em relação ao ano anterior. As funções de Transporte e Urbanismo são as que mais avançam proporcionalmente, impulsionadas por projetos estruturantes definidos como estratégicos pelo Executivo.

Mesmo com a redução da alíquota do IPVA — que caiu de 3,5% para 1,9% — o governo prevê aumento das receitas, resultado de arrecadação superior e da expectativa de crescimento econômico.

O relator do orçamento, deputado Evandro Araújo (PSD), lembra que as sugestões recebidas no ano passado contribuíram para ajustes no texto final. Neste ano, as propostas serão analisadas pela equipe técnica e poderão integrar a versão definitiva da LOA, que deve ser votada pelos parlamentares até o fim deste ano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.