i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Infantil e Fundamental

Prefeitura autoriza retomada das aulas presenciais na rede particular de Curitiba

  • 17/11/2020 15:00
Prefeitura autoriza volta às aulas presenciais
Ofício autorizou a volta das atividades presenciais.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) autorizou a volta das aulas presenciais nas escolas particulares da capital. Em ofício, assinado nesta segunda-feira (16) pela secretária Márcia Huçulak, a secretaria afirma que “é possível a retomada das atividades presenciais curriculares, priorizando-se o retorno para crianças de até 10 anos de idade”, desde que sejam respeitadas as medidas de distanciamento e prevenção ao coronavírus.

A retomada é opcional e vale para o Ensino Infantil e Fundamental I – para crianças até 10 anos. Cada escola deve decidir quando e como reiniciar as atividades presenciais, por isso, a orientação do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR) é que os pais procurem diretamente as escolas.

“Eu diria que 99% das escolas particulares estão preparadas para retomar as aulas com o devido respeito às normas sanitárias de prevenção ao coronavírus. A nossa percepção é que a maior parte das escolas deseja voltar às aulas, chamando as famílias para explicar como isso será feito”, diz Douglas Oliani, presidente do Sinepe.

Na rede pública municipal, por enquanto, não há mudança. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o decreto que suspende as aulas está em vigor até o dia 30 de novembro, quando poderá ser renovado ou modificado.

A decisão favorável do município vem praticamente no mesmo dia em que a cidade anuncia a suspensão de cirurgias eletivas por conta do aumento de casos de Covid-19, e apenas uma semana após a Justiça paranaense negar um pedido do Sinepe para a retomada das atividades presenciais em todo o estado.

Para Oliani, a decisão a nível municipal deve prevalecer, ainda que exista a possibilidade de mudanças. “Tudo é uma situação extremamente contingencial e é lógico que a depender dos indicadores da doença as coisas poderão se modificar. Respeitaremos as decisões que vierem tanto do município, quanto do estado e da Justiça”, diz.

Justificativas para a volta às aulas

O documento que autoriza as aulas presenciais na rede particular foi expedido após a apreciação, pelo Comitê de Técnica e Ética Médica, de um pedido do Sinepe. O Comitê avaliou que países de vários continentes já começaram a abrir as escolas e que a retomada das atividades presenciais “de forma geral, não impactou negativamente na curva de internações e óbitos de países como Dinamarca, Suécia e Alemanha”.

O ofício cita ainda que a transmissão da Covid-19 é bastante relacionada a sintomas e que 90% a 99% das crianças infectadas são assintomáticas ou pouco sintomáticas, apresentando índice de transmissão seis ou sete vezes menor do que em adultos. Além disso, o ofício destaca que “não é sustentável atrelar a retomada das atividades presenciais à disponibilização de uma vacina eficiente”.

Outro ponto levantado para justificar a autorização de abertura é a saúde mental e segurança das crianças. Segundo o documento, “a retomada gradual e criteriosa das atividades de ensino presenciais configura-se como oportunidade ímpar de preparar as crianças para o enfrentamento de situações adversas, tendo a resiliência como valor a ser fortalecido, para ampliar a sua capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas e traumáticas, como a vivenciada neste momento”.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marcelo

    18/11/2020 12:58:06

    Pra completar: fico abismado como existe gente bhurra, leitor bhurro, muita ignorância... e a tendência é piorar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo

      18/11/2020 12:53:02

      Leio alguns comentários aqui e tenho vontade de chorar.. na matéria fala que o retorno é opcional e as aulas online continuam, mas tem gente que ainda insiste em ficar nessa de ficar trancado.. minha filha tem 4 anos, não aguenta mais fazer aulas online, está entediada de ficar em casa, nós pais não conseguimos de maneira alguma substituir um professor/educador por diversos motivos. Escola é extremamente importante, mas aí quando falam que ninguém vai repetir de ano aí fica fácil ficar em casa... e outra: máscara, álcool, distanciamento, na escola em que minha filha estuda vi o investimento que fizeram mas na escola não pode ir... agora todos os outros lugares aí tá tudo liberado. Palhaçada

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Mário Kume

        18/11/2020 11:01:45

        Curitiba "perdeu o bonde". Fizeram a quarentena errada no momento errado e quanto às escolas foi um desastre. Ontem a Secretaria da Saúde anunciou a provável evolução da bandeira amarela para talvez vermelha devido ao aumento dos infectados (logo depois da eleição...) e agora bem no final do ano letivo abrir as aulas presenciais !? Loucos estão há muito tempo, porem a falta de bom senso é gigantesco !!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • F

          F.Neto

          18/11/2020 12:27:36

          Vermelha, não, laranja. Aprecio seus comentários, sr. Kume, mas creio que o senhor não tem filhos pequenos. E tb não deve ter atentado que o retorno às aulas presenciais será opcional. As aulas on-line serão mantidas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • V

        Vanderlei

        18/11/2020 10:50:12

        Já passou da hora de reabrir as escolas, não só as particulares mas as públicas também! É muito triste ver que boa parte da população não entende o mal que este fechamento causa para as próprias crianças, para o aprendizado e para o futuro do nosso país; Para muitos, a cegueira reina para a parte da ciência que mostra que crianças tem uma baixa probabilidade de contágio além da assintomacidade; Estão cegos e acovardados no próprio medo que preferem ficar dentro da caverna, eu pergunto, até quando?? Vacina, primeiro não temos nenhuma perspectiva de quando teremos uma vacina confiável e eficaz, segundo, as crianças serão as últimas a tomar, por uma questão óbvia, não são grupo de risco.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • V

          Vanderlei

          18/11/2020 10:50:12

          Já passou da hora de reabrir as escolas, não só as particulares mas as públicas também! É muito triste ver que boa parte da população não entende o mal que este fechamento causa para as próprias crianças, para o aprendizado e para o futuro do nosso país; Para muitos, a cegueira reina para a parte da ciência que mostra que crianças tem uma baixa probabilidade de contágio além da assintomacidade; Estão cegos e acovardados no próprio medo que preferem ficar dentro da caverna, eu pergunto, até quando?? Vacina, primeiro não temos nenhuma perspectiva de quando teremos uma vacina confiável e eficaz, segundo, as crianças serão as últimas a tomar, por uma questão óbvia, não são grupo de risco.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            RENATO VOLPI JUNIOR

            18/11/2020 10:22:13

            Pena que demoraram demais para reconhecer e fazer o óbvio!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              F.Neto

              18/11/2020 1:35:56

              Faltou esclarecer que: o retorno será opcional e as aulas on-line serão mantidas. Ninguém será obrigado a enviar as crianças. Mas em algum momento isso terá de ser feito. Nengum país desenvolvido deixou as escolas tanto tempo fechadas. O retorno agora será um ensaio muito bom e deve animar as crianças, que foram obrigadas a ficar meses trancadas em casa enquanto jovens e adultos iam nos bares.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MAURICIO

                18/11/2020 1:06:33

                Medida politiqueira pois sabem que a justiça não deixará, seria um absurdo estando os hospitais lotados os alunos voltarem as aulas por 15 dias. Os números estavam maquiados e até sexta saberemos a verdade.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • F

                  F.Neto

                  18/11/2020 1:27:21

                  Absurdo é abrir os bares.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • I

                INES APARECIDA VENANCIO ROSSI

                18/11/2020 1:03:29

                Não me sinto a vontade de mandar minhas netas para a escola, pois sou eu quem levo e busco, e tenho 62 anos

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • F

                  F.Neto

                  18/11/2020 1:27:58

                  Será opcional. As aulas on-line serão mantidas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • R

                Rafael

                18/11/2020 0:25:42

                Ótimo comparar a Suécia, Alemanha com Curitiba. Os pais é que não mandem seus filhos para a escola, correr risco desnecessário pois em seis meses as vacinas estarão disponíveis em larga escala.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • Z

                  Zyss

                  18/11/2020 12:00:10

                  O vírus é o mesmo em todos os lugares amigão.... Pare de falar asneiras.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                MGarcia

                18/11/2020 0:22:51

                A dez dias do fim do período letivo? Só pra inglês ver... Medida inócua!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  Neanderthal

                  17/11/2020 22:30:14

                  O Bolsonaro falou que não tem perigo pode abrir

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo Strazzabosco Roveda

                    17/11/2020 22:17:53

                    Finalmente... só quem é pai sabe as dificuldades que os pequenos estão sofrendo.. eles não tem risco, não espalham a doença. E a falta de convívio social está prejudicando o desenvolvimento deles. Sei de muitos casos de crianças que regrediram. Apoio totalmente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paula Asinelli

                      17/11/2020 21:11:17

                      Palhaçada, agora que o nosso digníssimo Prefeito se reelegeu, libera as escolas!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Wander Leite

                        17/11/2020 20:37:55

                        Contagem regressiva para Prefeitura ter um revés do Judiciário....4,3,2,1...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          MARCELO JOSÉ TULESKI

                          18/11/2020 0:06:32

                          O interessante é que agora o judiciário legisla, faz orçamento, promove políticas de saúde pública, ..., pois têm o conhecimento e poder supremo e pode interferir em todas as áreas da administração, existindo ou não leis a respeito do tema.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.