Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preocupação

Abril mais seco da série histórica liga alerta para crise hídrica no Paraná

Média dos reservatórios da Grande Curitiba caiu quase sete pontos percentuais no mês passado. (Foto: Alessandro Vieira/Agência Estadual de Notícias)

Ouça este conteúdo

O governo do Paraná divulgou nesta segunda-feira (3) que Curitiba e outras sete cidades do estado tiveram o abril mais seco desde que a série histórica começou, em 1998. De acordo com levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) realizado a pedido da Agência Estadual de Notícias (AEN), em apenas um dos 13 municípios analisados (Guaratuba, no Litoral) a chuva foi superior à média para o mês. A situação liga o alerta para o agravamento da crise hídrica que vem causando problemas desde o ano passado.

Nessas 13 cidades, a precipitação somada foi de 369 milímetros, o equivalente a 25,7% da média histórica para essas localidades em abril. Em Curitiba, onde foi estabelecido rodízio no fornecimento de água desde o ano passado, foram apenas 8,8 mm, ou 10,7% do habitual durante o quarto mês do ano. Nesta segunda-feira, a média dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Saic) está em 54,08%. No final de março, o índice chegou a atingir 60,79% depois de vários meses com números muito mais baixos.

Também tiveram o abril mais seco da série histórica Londrina (0,6 mm, 0,7% da média, o pior percentual entre as 13 cidades analisadas), Pato Branco, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Umuarama e Campo Mourão. Ponta Grossa, Cambará e Paranavaí também apresentaram chuvas bem abaixo da média, mas não chegaram ao pior índice da série histórica. Já Foz do Iguaçu registrou 41,3% do volume aguardado para o mês (147,1 mm).

Em uma semana, a Sanepar implantou rodízio de abastecimento de água em dois municípios do Sudoeste devido à crise hídrica. Nesta terça-feira (4), Santo Antônio do Sudoeste se junta à vizinha Pranchita, onde a medida foi adotada no último dia 27. Caminhões-pipa também serão utilizados para complementar o fornecimento nas duas cidades.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.