Pavimentação em péssimo estado atrapalha a chegada dos caminhões e, consequentemente, o trânsito, na região do porto.
Pavimentação em péssimo estado atrapalha a chegada dos caminhões e, consequentemente, o trânsito, na região do porto.| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Os seis quilômetros da Avenida Ayrton Senna, no acesso ao Porto de Paranaguá, serão incluídos no novo desenho do Anel de Integração, conjunto de rodovias pedagiadas que deve passar de 2,5 mil quilômetros para 4,1 mil km em 2021 no Paraná.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti Saboia, na manhã desta sexta-feira (13), durante a assinatura da ordem de serviço para o início dos estudos da nova modelagem de concessões de rodovias no Paraná. Ele lamentou que o trecho de acesso ao porto tenha sido deixado de lado em 1997, quando o Anel de Integração foi criado.

Com problemas urbanísticos e dificuldades logísticas, o acesso ao porto é um tormento para moradores e para os cerca de mil caminhoneiros que passam pelo local todos os dias. Recentemente, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) conseguiu autorização para fazer obras emergenciais no trecho.