O projeto foi aprovado em 2º turno durante a sessão desta terça-feira (19)
O projeto foi aprovado em 2º turno durante a sessão desta terça-feira (19)| Foto: Dalie Felberg/Alep

O ensino obrigatório da língua espanhola nas instituições de ensino estaduais do Paraná foi aprovado em 2º turno nesta terça-feira (19). Com isso, a redação final da PEC precisa ser aprovada na próxima semana para que estudantes do Ensino Fundamental II (que abrange do 6º ao 9º ano) e também do Ensino Médio tenham garantidas aulas de espanhol na grade curricular, com carga mínima de duas horas semanais.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De acordo com a Secretaria de Educação (Seed), a disciplina já é ofertada em horários alternativos e de forma optativa por meio do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). No entanto, passará a integrar a grade curricular oficial das instituições de forma gradativa, com implantação em todas as escolas públicas do estado até 2025.

De acordo com o deputado Arilson Chiorato (PT), um dos diversos autores da proposta, a aprovação representa “um salto para a educação paranaense”, já que o estado passa a oferecer um ensino trilíngue com aulas de Português, Inglês e Espanhol. O deputado Homero Marchese (Rep), por sua vez, destacou minutos antes da votação que a PEC é injusta com outras disciplinas como Português, Matemática e até mesmo Inglês, que não possuem determinação de obrigatoriedade na legislação estadual. “Não acredito que isso seja justo e correto”, pontuou.