Representação feminina na Assembleia Legislativa do Paraná é de 7,4% dos cargos.
Representação feminina na Assembleia Legislativa do Paraná é de 7,4% dos cargos.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

A Assembleia Legislativa do Paraná deverá votar os projetos de lei de reajuste da data-base do Executivo e do Judiciário separadamente. O anúncio foi feito na segunda-feira (19) pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Casa. “Como cada um dos Poderes e serviços dispõe de orçamento próprio e planos de cargos e salários diferenciados e com uma outra dinâmica, concluímos que a emenda substituída, se tiver, tem que ser apresentada pelos chefes desses Poderes”, justificou em plenário.

Anteriormente, estudava-se que a Casa poderia votar um substitutivo geral aos PLs igualando as propostas de reajuste do Judiciário e Ministério Público com a do Executivo. Enquanto o Judiciário pleiteia reajuste de 4,94% em parcela única para este ano, o Executivo trava um cabo de guerra com seu funcionalismo para fazer passar a proposta de reajuste de 5,08% dividido nos próximos anos.

À Gazeta do Povo, o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná, entidade que representa interesses do funcionalismo do Executivo no estado, sustentou que "reivindica a igualdade". "Não somos contrário ao reajuste dos demais servidores de outros poderes. Eles tiveram reajuste nos demais anos e os servidores do Executivo não. Lutamos pela igualdade. E continuaremos nossa luta", disse Marlei Fernandes, coordenadora do Fórum.