Linha de transmissão de energia entre Toledo e São Pedro do Iguaçu
A nova tentativa de derrubada de linha de energia ocorreu entre os municípios de Toledo e São Pedro do Iguaçu, no Paraná| Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  informou, nesta terça-feira (24), que foram 11 as ocorrências associadas a vandalismo em torres no sistema de transmissão de energia, neste início de ano. Do total, foram 3 registros em Rondônia, 4 no Paraná, 3 em São Paulo e 1 no Mato Grosso). Nessas 11 ocorrências, 4 torres foram derrubadas (3 em Rondônia e 1 no Paraná) e 16 danificadas (6 no Paraná, 3 em São Paulo, 6 em Rondônia, 1 em Mato Grosso).

O balanço veio após a confirmação, pela Polícia Federal, de investigação sobre uma tentativa de sabotagem em torre de energia localizada na área rural entre os municípios de Toledo e São Pedro do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Por meio de nota oficial, a Aneel afirmou que tem acompanhado desde o início do ano os eventos atípicos relacionados a ataques em torres de energia, tendo determinado um conjunto de medidas para reforçar a segurança e para identificar avarias nas instalações de transmissão Brasil afora. O órgão acrescenta que tem mantido agendas de trabalho com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência, para compartilhamento de informações, além do repasse sobre a situação ao Ministério de Minas e Energia.

“A robustez do sistema aliada ao monitoramento frequente das instalações de transmissão e à vigilância das transmissoras tem apresentado resultados favoráveis no sentido de antecipar avarias nas torres e corrigir os danos sem ocasionar quedas das torres”, afirma a Aneel.