Cascavel libera casas noturnas, mas frequentadores terão que comprovar vacinação
| Foto: José Fernando Ogura/AEN

A prefeitura de Cascavel publicou nesta quarta-feira (28) novo decreto com medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, que tem como maior novidade a liberação parcial de boates, casas noturnas e clubes de baile. Segundo as novas regras, esses estabelecimentos poderão funcionar com até 30% da capacidade das 14 às 2 horas. Os frequentadores terão que estar vacinados com as duas doses das vacinas da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac ou com a dose única da Janssen há pelo menos 14 dias. Caberá aos proprietários fazer esse controle.

Entre as medidas estabelecidas no novo decreto, o comércio poderá abrir as portas até as 22 horas, com limite de 70% da capacidade; instituições religiosas e academias poderão funcionar 24 horas, desde que respeitem também a limitação de 70% da capacidade. Comemorações, assembleias, confraternizações, casamentos, aniversários e afins podem ocorrer até as 2 horas, com no máximo 50% da capacidade do espaço, mesmas regras para funcionamento de tabacarias e bares, que poderão oferecer apenas ambiente interno.

Os supermercados estão liberados para funcionar sem limite de horário, mas com restrição de 70% da capacidade. Os ônibus do transporte coletivo terão o mesmo limite de ocupação, que, ao contrário dos demais setores, para os quais as novas regras já começam nesta quarta-feira, passa a valer no próximo domingo (1º).