Cidade do PR decreta fim da máscara, mas moradores seguem obrigados a usar
| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo / Arquivo

União da Vitória é a primeira cidade do Paraná a liberar a população do uso de máscara em ambientes abertos . Mesmo assim, os 58 mil moradores do município no sul do estado seguem obrigados a manter a proteção facial de Covid-19 em todos os locais, mesmo os abertos.

Pelo decreto municipal assinado pelo prefeito Bachir Abbas (PP) segunda-feira (7), o uso de máscara passa a ser facultativo em todo local aberto. "Fica sob responsabilidade de cada cidadão, ou do responsável legal, dispor sobre a utilização de máscara, sua colocação e retirada, permanecendo o uso em locais fechados", determina o decreto municipal de número 87/2022.

Porém, o decreto do governo do estado que exige o uso de máscara em todos os locais segue em vigência para todos os 399 municípios do Paraná. E, por lei, determinações de âmbito estadual se sobrepõem às mesmas medidas de âmbito municipal.

Portanto, a máscara para locais abertos só vai cair de fato em União da Vitória se a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) também decretar o fim da obrigatoriedade. O que, segundo o governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD), deve ser anunciado já na semana que vem se não houver repique de infecções causadas no carnaval. O feriado acabou foi há uma semana, mas quem adquire Covid-19 pode apresentar os primeiros sintomas até 14 dias após a transmissão.

A prefeitura de Curitiba também vai seguir a ação do governo. Se os índices da pandemia não subirem semana que vem, a Secretaria Municipal de Saúde da capital também deve encerrar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos.