Lockdown
| Foto: Gerson Klaina/ Tribuna

A maioria das cidades da região metropolitana de Curitiba deve seguir a decisão de Curitiba e adotar medidas mais pesadas de restrição das atividades para conter os casos ativos de Covid-19. A capital adotou na última sexta-feira (12) protocolo de risco alto de alerta com a bandeira vermelha. A previsão é de que 80% das prefeituras já realizem mudanças a partir desta segunda-feira (15) com decretos municipais.

Autoridades ligadas aos municípios participaram no sábado (13) da reunião do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Na ocasião, Cibele Fernandes Dias, que representou na reunião o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito Eduardo Pimentel apresentaram aos prefeitos a explicação das medidas de lockdown na capital com dados sobre as UTIs e a evolução rápida de contágio. Além disso, foi apresentada uma minuta de um decreto metropolitano para adoção de lockdown, com suspensão de atividades não-essenciais e ampliação do isolamento social. “Os prefeitos se mostraram sensíveis e solidários. Nós fizemos a nossa parte de expor a gravidade da situação”, disse Cibele.

Na segunda, uma nova reunião on-line está marcada para definir as cidades que efetivamente vão acompanhar a decisão de Curitiba. Pinhais e Campo Largo já sinalizaram que irão acompanhar a capital.