Vacinação da Covid-19 em profissionais da saúde no Paraná.
Vacinação da Covid-19 em profissionais da saúde no Paraná.| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

A necessidade de contratações emergenciais de mais profissionais de saúde com a explosão de casos de Covid-19 nos últimos meses gerou uma defasagem de vacina no Paraná. Terça-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apresentou relatório ao Ministério da Saúde para reforçar a necessidade do envio de pelo menos mais 78.400 doses para concluir a imunização dos trabalhadores de saúde, que fazem parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação. Um pedido oficial já havia sido feito pela Sesa ao Ministério da Saúde no final de abril.

De acordo com a Sesa, a meta de doses para os funcionários da saúde do Paraná que está no Ministério da Saúde está defasada. O governo estadual afirma que já extrapolou a quantidade inicial prevista no Plano Estadual de Vacinação, era de 303.026 profissionais de saúde. Até terça-feira (4), este público recebeu 311.839 vacinas na primeira dose e 224.716 na segunda. "Há uma constatação de que as estimativas do Ministério da Saúde estão defasadas", enfatiza nota publicada na Agência Estadual de Notícias (AEN).

Diante disso, o diretor da Sesa, Nestor Werner Jr, foi a Brasília terça-feira cobrar mais uma vez o Ministério da Saúde para que aumente o envio de vacinas. "Queremos avançar na vacinação, precisamos de mais doses para a finalização dos grupos e contamos com o apoio do Ministério da Saúde”, afirmou Werner Jr à AEN.

O secretário nacional de Vigilância Sanitária, Arnaldo Medeiros, recebeu os dados da Sesa e promete avaliá-los. "Vamos analisar e, na medida do possível, vamos atender a demanda", disse Medeiros no encontro com Werner no ministério.