Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após ataque hacker

Site da Copel volta ao ar, mas links de serviços permanecem inacessíveis

Site da Copel continua sem serviços, após ataque de hackers
Serviços da Copel, incluindo 0800, estão fora do ar desde a madrugada de segunda-feira (Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

No início da manhã desta quarta-feira (3), o site da Companhia Paranaense de Energia (Copel) voltou ao ar, dois dias depois de ser atacado por hackers. Os links de serviços da página inicial, no entanto, - como segunda via de fatura, pedido de ligação e bloqueio de corte - permanecem inacessíveis e direcionam o internauta para uma página de erro, em inglês, que diz que a conexão não está disponível.

A Copel não informou quanto tempo levará para a normalização completa de seus sistemas de tecnologia da informação (TI). A invasão, ocorrida na madrugada de segunda-feira (1º), deixou fora do ar, também, o telefone 0800. De acordo com a Copel, o fornecimento de energia e a estrutura de telecomunicações não foram afetados. Em nota, a empresa comunica ainda que está tomando as medidas necessárias e que uma investigação está em curso para identificar os responsáveis pelos ataques. Veja o que disse a empresa, em nota divulgada na terça-feira (2):

A Copel informa que alguns de seus servidores sofreram ataques cibernéticos na madrugada de segunda-feira, gerando indisponibilidade de parte de seus sistemas. Os sistemas de operação e proteção detectaram o ataque e, imediatamente, a Companhia seguiu os protocolos de segurança, inclusive com a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações. A avaliação completa do ocorrido está em curso e a Companhia está tomando providências necessárias para restabelecer a normalidade. Até o momento, os principais sistemas da Copel se mantêm íntegros e os serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações seguem funcionando normalmente. As autoridades competentes estão acompanhando o caso.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.