Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Primeiros efeitos

Curitiba teve queda na letalidade da Covid entre nonagenários após vacina

Curitiba atualmente está em campanha de vacinação para idosos com mais de 76 anos (Foto: Ricardo Marajó/SCMS)

Ouça este conteúdo

Uma pesquisa realizada sobre a base aberta de dados da Secretaria de Saúde de Curitiba aponta que houve redução no índice da letalidade da Covid entre pessoas com mais de 90 anos após o início da campanha de vacinação, em 20 de janeiro. Segundo os dados compilados pelo professor José Rocha Faria, da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), antes do início da vacinação na cidade, entre 22 de dezembro de 2020 e 20 de janeiro de 2021, a letalidade nos idosos nonagenários era de 31,5%. Já entre 7 de fevereiro e 8 de março, a taxa caiu para 25%.

Quanto ao número total de óbitos, nos períodos comparados, a participação dos nonagenários caiu de 5,9% para 3,9%. A redução no número de casos também foi significativa: de 73 mortes para 56, redução de 23%. Segundo o pesquisador, mesmo que possa ter aumentado o índice de isolamento dos idosos nas últimas semanas, tudo aponta para a vacina como fator preponderante, visto que em outras faixas etárias, que ainda não tinham sido vacinadas, não houve no período nenhuma redução significativa dos óbitos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.