Vista da cidade de Foz do Iguaçu.
Vista da cidade de Foz do Iguaçu.| Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Foz do Iguaçu

A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou nesta quarta-feira (19) um novo decreto com medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. As medidas, que já entraram em vigor, preveem um horário maior de funcionamento para o comércio e serviços em relação ao que havia sido estabelecido na última segunda-feira (17) pelo governo do estado.

Pelo decreto de Foz do Iguaçu, as atividades podem funcionar até as 23 horas - uma hora a mais do que definido pelo documento assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Para garantir esse tempo extra, a cidade terá também um período de toque de recolher diferente do que consta na regra estadual. Enquanto o decreto do estado determina toque de recolher de 22 h às 5 h, na cidade da Fronteira esse período segue das 23 h às 5 h. “Na prática, o decreto municipal garante uma hora a mais de funcionamento dos segmentos econômicos”, informa a Prefeitura de Foz do Iguaçu em nota publicada em seu site oficial.

Embora o decreto estadual aponte que “os municípios poderão adotar medidas mais restritivas quanto aos horários, modalidade de atendimento e/ou regras de ocupação e de capacidade aos serviços e atividades (...) caso o cenário epidemiológico local assim exija”, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da assessoria de imprensa, confirmou à reportagem que as prefeituras têm autonomia para definir as próprias medidas contra a Covid-19.