Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Depois de inundações, Paraná decreta situação de emergência em quatro regiões

Além de fortes ventos, diversas cidades do Paraná sofreram com inundações ao longo da semana (Foto: Divulgação/Defesa Civil do Paraná)

Ouça este conteúdo

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, decretou situação de emergência nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste por conta das chuvas e temporais que atingiram o estado durante a semana.

Na prática, com o decreto (12.383/2022), o estado não precisa fazer licitações para contratar serviços e realizar compras destinadas à reabilitação dos cenários de calamidade, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre. O documento do Executivo estadual também autoriza mobilização de todas as áreas do governo em prol das ações da Defesa Civil.

De acordo com boletim divulgado pelo órgão, chegam a 34 os municípios que registraram estragos após enxurradas e vendavais. O número de pessoas diretamente impactadas é estimado em 14.590 paranaenses, entre os quais 2.267 desalojados e 1.409 casas danificadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.