Carnaval Curitiba 2019. O desfile das escolas de samba da cidade de Curitiba foi realizado nos dias 2 e 3 março, na Marechal Deodoro, na região central. Participaram do desfile, no Grupo Especial, as escolas: Enamorados do Samba, Leões da Mocidade, IMperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. A Mocidade Azul consagrou-se campeã do Carnaval curitibano. Fotos: André Rodrigues
Carnaval em Curitiba: deputado quer cancelar o evento em todo o Paraná em 2022.| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

Vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) pediu o cancelamento do carnaval de 2022. Ele endereçou requerimento ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e ao secretário estadual da Saúde, Beto Preto, solicitando a medida.

O deputado defendeu que o carnaval 2020 foi responsável por ampliar a proliferação do coronavírus em todo o país, inclusive no estado. “Estamos vivendo um momento muito importante para a manutenção da queda da taxa de mortalidade e de contaminação no Paraná, que não pode ser interrompida”, justificou no requerimento.

O aumento de casos na Europa, Ásia e África, com a volta de medidas restritivas, como o lockdown, é um dos argumentos para a defesa do pedido, que envolve também uma campanha de conscientização da população. “Peço um pouco mais de paciência, para que continuemos com o distanciamento social, intensificando o uso de máscaras e demais medidas sanitárias até que nossa população esteja totalmente imunizada com 3 doses", destacou. "Conscientização e responsabilidade são os objetivos do meu requerimento”, concluiu.