André Pepitone foi destituído do cargo de diretor financeiro executivo em março e retorna sob nomeação de Lula e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
André Pepitone foi destituído do cargo de diretor financeiro executivo em março e retorna sob nomeação de Lula e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.| Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

O engenheiro André Pepitone da Nóbrega foi nomeado novamente diretor financeiro executivo da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Ele havia sido designado para o cargo pela primeira vez em maio de 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em março deste ano, Nóbrega foi destituído da função e, agora, assume novamente, dessa vez sob a designação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde a época da saída de Pepitone, o cargo vinha sendo disputado entre o PT e o PSD. O engenheiro tem o apoio do PSD, por meio do ministro Alexandre Silveira. O decreto que reconduziu Pepitone à Diretoria Financeira de Itaipu é de 28 de abril, mas foi publicado somente nesta terça (2) no Diário Oficial da União (DOU), com assinaturas do presidente da República e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira. O mandato deve ir até 16 de maio de 2027, segundo a publicação.

Pepitone é servidor de carreira e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na área de Regulação. Até a nomeação, o cargo de diretor financeiro executivo estava sendo acumulado pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.

Com a recente nomeação, o quadro de diretores da margem brasileira de Itaipu fica completo. Além de Enio Verri e André Pepitone, também compõem a diretoria brasileira Renato Soares Sacramento (diretor técnico), Luiz Fernando Ferreira Delazari (diretor jurídico), Iggor Gomes Rocha (diretor administrativo) e Carlos Carboni (Coordenação).