Estrada da Graciosa interditada
Estrada da Graciosa está interrompida desde o fim de outubro.| Foto: Divulgação / DER-PR

O tráfego na Estrada da Graciosa (PR-401), no litoral do Paraná, deve ser totalmente liberado a partir do próximo dia 20 de dezembro. A via, acesso alternativo à rodovia BR-277 para o litoral paranaense, está interditada desde o fim de novembro por conta de deslizamentos provocados pelo grande volume de chuvas concentradas na região da Serra do Mar, que também causaram quedas de barreira nas rodovias BR-116, BR-277 e BR-376.

Além das quedas de barreiras, uma trinca com mais de 50 metros de comprimento apareceu no asfalto da pista. A fissura é resultado do rompimento de uma estrutura de contenção causado pela chuva. Esse rompimento, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), gerou um degrau na pista e, por fim, a trinca.

O órgão está fazendo uma contatação emergencial de uma empresa especializada para reparar a estrutura de contenção e refazer a cobertura do asfalto no trecho afetado pela trinca. O prazo para liberação da pista, explicou o DER-PR em nota, pode variar conforme as condições climáticas no local. No início do mês foram permitidos aos visitantes acessos até o Recanto Lacerda (via BR-116) e o Recanto Mãe Catira (via Morretes), mas a travessia completa da estrada permanece indisponível no momento.