Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Origem desconhecida

Lixo espacial que seria parte de foguete é retirado de propriedade rural no Paraná

Lixo espacial caiu em São Mateus do Sul em março de 2022.
Lixo espacial caiu em São Mateus do Sul em março de 2022. (Foto: João Ricardo Portes/Acervo pessoal)

Ouça este conteúdo

Lixo espacial de origem não confirmada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o pedaço de metal que caiu em uma propriedade rural de São Mateus do Sul em março deste ano foi finalmente retirado do local nesta sexta-feira (8). Com cerca de 4 metros, a peça foi "resgatada" por uma empresa contratada pelos responsáveis pelo artefato (cujo nome foi mantido em sigilo) e não teve o destino revelado. A hipótese mais provável é que o item seja uma peça localizada na parte final do segundo estágio do foguete Falcon 9, da empresa norte-americana SpaceX, de propriedade de Elon Musk.

O dono do sítio, João Ricardo Portes, recebeu medalhas da AEB como reconhecimento pela contribuição com o trabalho. Foi ele quem, no dia 16 de março, encontrou o artefato, que havia caído dias antes, causando estrago apenas nas árvores do local do impacto. Portes contou à reportagem da Gazeta do Povo, na época da descoberta, que estava dormindo quando ouviu um forte estrondo. “Era umas dez para as cinco da manhã e eu ouvi um zunido passando por cima da casa e um estrondo, parecia que estava desmontando tudo no sítio. Na hora eu e minha esposa saímos para olhar, porque aquilo não era um barulho de trovão", relatou, sem ter conseguido visualizar a origem do som.

Como chovia muito na região naquela oportunidade, ele demorou uma semana para encontrar o pedaço de metal. “Estava andando e vi aquela coisa estranha. Na hora achei que era uma barraca e pensei: ‘pronto, invadiram meu terreno’. Daí cheguei mais perto e vi que era essa peça”, contou ele, que produz erva-mate na propriedade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.