Porto de Paranaguá
Porto de Paranaguá| Foto: JONATHAN CAMPOS/J Gazeta do Povo / Arquivo

O Paraná recebeu na noite de terça-feira (25) mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca. As 352.750 doses serão para imunização de pessoas deficientes, pacientes com comorbidades e profissionais das Forças de Segurança. Dois novos grupos serão incluídos na imunização a partir deste lote: trabalhadores de portos e do transporte aéreo.

No caso dos trabalhadores dos portos, serão 9.627 doses desse lote. De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, as doses são para todas as categorias que atuam nos portos de Paranaguá e Antonina. A vacinação será feita pelas respectivas prefeituras. No total, o Paraná tem 13.545 trabalhadores portuários para serem vacinados, excluindo os que já foram imunizados por outros grupos prioritários, como idosos e portadores de comorbidades.

Pelo menos até o fim de junho o estado deve ficar sem novas doses do imunizante da Astrazeneca. Isto porque a Fiocruz, responsável pela fabricação das vacinas no Brasil, teve a produção suspensa por falta do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que só foi entregue no último sábado (22). Esse lote de IFA será processado, segundo a Fiocruz, até meados de junho para que as entregas de vacina sejam feitas até julho.

Já no início da noite desta quarta-feira devem chegar ao Paraná mais 37,4 mil doses da vacina da Pfizer, que serão utilizadas na imunização de gestantes, puérperas, pacientes com comorbidades e pessoas com deficiência.