O governo do Paraná e a Polícia Federal anunciaram nesta segunda-feira (10) que trabalharão em parceria para garantir mais agilidade na regularização de documentos para migrantes e refugiados. Um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, assinado na semana passada, vai viabilizar a instalação de um posto da PF em Curitiba, onde servidores da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) farão para o atendimento a esse público.
O objetivo é que as centenas de pessoas que procuram semanalmente o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM) tenham sua documentação regularizada o mais rápido possível para que possam ter acesso a empregos formais e a programas de auxílio.
Caberá especificamente à Polícia Federal disponibilizar, além do espaço, também o mobiliário e a infraestrutura de comunicação para o local. Sob responsabilidade da Seju ficará a designação dos servidores aptos a atuarem nas atividades, bem como realizar a pré-seleção daqueles que atuarão junto à Delegacia de Polícia de Imigração em Curitiba.