Leito de UTI.
Leito de UTI.| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (4) habilitou 320 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a rede pública de Saúde do Paraná. A medida tornou esses leitos, que foram habilitados de forma emergencial para o tratamento de Covid-19 no estado, permanentes na rede de atendimento geral do SUS. A informação foi divulgada pelo governo do Paraná.

As unidades são destinadas a pacientes adultos, e estão em 21 hospitais, de gestão estadual ou municipal, de Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Chopinzinho, Colorado, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, Sarandi e Umuarama. O custo anual destes leitos soma mais de R$ 36 milhões, que serão repassados pelo governo federal ao estado ou aos municípios, a depender de cada caso.

“Os leitos que foram criados para atendimento à Covid-19 não possuem garantia de permanência na Rede Estadual devido ao alto custo de manutenção das unidades. Agora, essas 320 UTIs anunciadas pelo Ministério da Saúde ficarão à disposição da população para atendimentos eletivos ou de urgência e emergência”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

Atualmente, 978 UTIs estão habilitadas pelo governo federal até o fim de fevereiro para enfrentamento à doença.