• 26/08/2019 16:01
Economia

Ministra propôs ao Japão abrir mercado de carne para Paraná e outros 3 estados

  • 26/08/2019 16:01
    • Estadão Conteúdo
    Carne bovina
    Carne bovina do Paraná pode ter mercado livre no Japão.| Foto: Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo

    A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que propôs ao Japão a abertura de seu mercado para a carne bovina de um bloco de estados brasileiros - além do Paraná, estariam nessa lista Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia. "O Japão costumeiramente importa carne bovina de países livre de febre aftosa sem vacinação e no Brasil só Santa Catarina tem esse status", disse ela em entrevista coletiva após reunião com o ministro da Agricultura japonês, Takamori Yoshikawa. "Propus a ele um bloco de estados, incluindo Paraná, que deve caminhar rapidamente dentro do programa de erradicação de aftosa sem vacinação, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia. As tratativas estão sendo feitas para podermos atingir esse objetivo", comentou.

    Ela afirmou esperar que, até o ano que vem, uma missão do Japão visite os estados citados. A ministra listou outros produtos para os quais o Brasil busca abertura no Japão, como abacate e material genético.

    Ainda segundo Tereza Cristina, o Japão tem interesse em iniciar cooperação entre universidades japonesas e instituições brasileiras, como a Embrapa. "Sempre na área de alimentos. Eles prezam muito a segurança alimentar."

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.