Foz do Iguaçu é uma das cidades paranaenses que requisitaram mais doses ao Ministério da Saúde
Foz do Iguaçu é uma das cidades paranaenses que requisitaram mais doses ao Ministério da Saúde| Foto: Divulgação/Prefeitura de Foz do Iguaçu

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou que o Ministério da Saúde vai encaminhar mais vacinas contra a Covid-19 para municípios de regiões de fronteira com outros países, o que deve contemplar Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná.

Segundo nota da FNP, o ministério vai encaminhar em um primeiro momento 5% a mais de doses além do quantitativo distribuído para cada município com o objetivo de construir um “cinturão de segurança” em cidades que fazem fronteira com outros países. Na quarta-feira (7), foi dada orientação para que os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) levantassem o quantitativo necessário de cada cidade e região para que o Ministério da Saúde possa planejar o envio dos imunizantes.

Em reunião realizada na quarta-feira em Brasília, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da prefeitura de Foz do Iguaçu haviam solicitado ao Ministério da Saúde um lote adicional de vacinas para atender as regiões de fronteira com Argentina e Paraguai no Paraná. O pedido foi de cerca de 90 mil doses para acelerar a imunização em Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste.