Nova remessa traz doses extras para aplicação na região de fronteira
Nova remessa traz doses extras para aplicação na região de fronteira| Foto: Ari Dias/AEN

Está prevista para as 20h05 desta quinta-feira (15) a chegada de um voo ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com carregamento de 235.500 doses de vacina contra a Covid-19 da nova distribuição do governo federal.

Do aeroporto os imunizantes seguirão até o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão separados e preparados para distribuição às 22 Regionais de Saúde, o que deve começar a acontecer já na sexta-feira (16). A remessa é formada exclusivamente pelo imunizante Covishield, produzido pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e dará continuidade à vacinação da população geral com a primeira dose.

Deste lote, 166.951 doses são destinadas para adultos com mais de 18 anos, enquanto outras 45 mil são exclusivas para moradores de quatro cidades da região de fronteira com Paraguai e Argentina – Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão. O restante é separado para a reserva técnica. Espera-se para os próximos dias o envio de mais 45 mil doses para uso exclusivo na fronteira, com intuito de imunizar brasileiros que moram em países vizinhos e também para aumentar a proteção contra a circulação da variante Delta do coronavírus. A última remessa de imunizantes - 47,8 mil doses da Coronavac - havia chegado ao Paraná no dia 9, quase uma semana atrás.