Restrições foram anunciadas durante live do prefeito Celso Góes, nesta segunda-feira (17)
Restrições foram anunciadas durante live do prefeito Celso Góes, nesta segunda-feira (17)| Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapuava

No Paraná, a cidade de Guarapuava vai adotar medidas mais restritivas para enfrentamento da pandemia do coronavírus ao longo de quase duas semanas, entre 19 e 31 de maio. O prefeito da cidade, Celso Góes (Cidadania), anunciou o decreto com as novas regras nesta segunda-feira (17). O toque de recolher passa a ser das 20h às 6h. Além disso, alguns serviços serão fechados integralmente e outros poderão funcionar condicionados a restrições de horário e ocupação. O decreto prevê ainda a proibição da circulação de pessoas em praças e parques.

No caso de mercados, panificadoras, açougues e lojas de conveniência, está permitido o funcionamento de segunda-feira a sábado das 7h às 20h. Já o setor do comércio poderá funcionar somente por delivery de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Bares, restaurantes e similares também poderão funcionar exclusivamente na modalidade delivery, todos os dias das 8h às 0h. As academias de ginástica também não podem funcionar, assim como salões de beleza, barbearias e similares.

Todos os tipos de estabelecimentos de ensino devem funcionar somente na modalidade à distância/virtual. O transporte público coletivo poderá funcionar diariamente das 6h às 21h, com a ocupação máxima de até 50% da capacidade total. As atividades religiosas na modalidade presencial poderão ocorrer diariamente, das 6h às 18h, com ocupação máxima de até 25% de sua capacidade total. Em caso de descumprimento, há previsão de multa, de R$ 250 a R$ 30 mil.

“A pandemia tem atingido proporções assustadoras e isso tem causado um colapso e sobrecarga no sistema de saúde. Nossa única opção é tomar medidas drásticas para evitar a circulação das pessoas e tentar conter essa proliferação dos casos”, justificou o prefeito, nesta segunda-feira (17).

A cidade de União da Vitória também anunciou regras mais rígidas, nesta segunda-feira (17).