UTI exclusiva Covid
Reativação de leitos exclusivos começa por Curitiba; outras cidades também terão vagas reabertas na próxima semana.| Foto: Agência de Notícias do Paraná

O governo do estado do Paraná anunciou a ativação de 38 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 em Curitiba. As vagas serão abertas no Hospital de Reabilitação. A decisão segundo o secretário da Saúde, Beto Preto, foi tomada por causa da alta no número de casos de infecção pelo coronavírus e o consequente aumento na demanda por atendimento médico, com a necessidade de internação em alguns casos. A Secretaria de Estado da Saúde prevê ainda a ativação de leitos em outras cidades na próxima semana.

Desde setembro, com a diminuição no número de casos da Covid-19 e a redução na taxa de ocupação de leitos, o Paraná vinha estava desativando leitos gradativamente. No período, 232 leitos de UTI adulto, 447 enfermarias adulto, 27 leitos de UTI pediátrica e 35 de enfermaria pediátrica foram desativados. Segundo o governo do estado, os contratos com as equipes médicas, de enfermagem e técnicos também estavam finalizando, coincidindo assim com a redução da demanda pelas estruturas hospitalares nas últimas semanas.