
Ouça este conteúdo
O setor de serviços foi responsável pela geração de cerca de metade das novas vagas de emprego no Paraná em abril, segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Dos 8,9 mil novos postos de trabalho gerados no estado, 4 mil são de trabalhadores de restaurantes, lanchonetes, hotéis, imobiliárias e transporte, entre outras áreas. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (6).
Com o resultado obtido em abril, o Paraná foi o sétimo Estado que mais gerou empregos no país, e o segundo na região sul, naquele mês. No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, o Caged contabiliza mais de 61,6 mil empregos gerados no Paraná. As áreas onde houve mais contratações em 2022 foram os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com mais de 20 mil novas vagas no ano. Na sequência vêm os setores da indústria e a administração pública.
No cenário nacional, o setor de serviços também foi o líder na criação de empregos em abril – o saldo foi positivo em 117 mil novos postos de trabalho, 59,4% do total de 197 mil novos empregos. O comércio, com 29,2 mil novas vagas, a indústria, com 26,3 mil empregos, e a construção civil, com 25,3 mil novos postos de trabalho, vêm na sequência. O maior saldo negativo do mês de abril de 2022 foi registrado na agropecuária, com perda de mais de mil vagas de trabalho.




