PR recebe 439 mil vacinas; Janssen é reservada a motoristas e pessoas em situação de rua
| Foto: AEN

O governo do Paraná recebeu 439.340 vacinas contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (24), referente à 27ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. São 211.200 doses da CoronaVac/Butantan, 136.890 da Pfizer/BioNTech e 91.250 da Janssen. Este é o primeiro lote com vacinas do braço farmacêutico da Johnson & Johnson: o imunizante da Janssen é aplicado com esquema de dose única e, segundo o Ministério da Saúde, as vacinas podem ser utilizadas até agosto.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os imunizantes da Janssen serão destinados a trabalhadores do transporte e pessoas em situação de rua. Os dois públicos integram o grupo prioritário da fila da vacina. “Estamos colocando essas doses à disposição de grupos que podem ter dificuldade com a segunda dose por conta de localização, o que deve auxiliar o processo de vacinação, otimizando as vacinas que o Estado tem recebido”, explicou o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior.

As doses da Pfizer atenderão a população em geral de 59 a 40 anos. Já as doses de CoronaVac vieram do Ministério da Saúde com o esquema completo, de primeira e segunda dose, e devem atender a 95.072 esquemas vacinais (fora a reserva técnica). As doses serão destinadas a gestantes e puérperas, mesmo sem comorbidades, trabalhadores da assistência social, trabalhadores da educação, trabalhadores do ensino superior e população privada de liberdade.

A expectativa da Sesa é enviar as doses a todos os municípios até a noite desta sexta-feira (25). “Pretendemos iniciar a distribuição ainda nesta quinta-feira para a capital e para os demais municípios na sexta-feira”, disse o diretor-geral.