Vacina da Covid-19 Asztrazeneca/Oxford.
Vacina da Covid-19 Asztrazeneca/Oxford.| Foto: Gilson Abreu / AEN

O Paraná recebe às 10h desta quinta-feira (29) o 15º lote de vacinas contra a Covid-19. O Ministério da Saúde vai enviar ao estado 309.200 doses, sendo 6.200 da Coronavac/Butantan e 303.000 da Astrazeneca/Fiocruz. Pela primeira vez, a remessa de Astrazeneca é maior do que a de Coronavac. A Aztrazenca tem intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose, enquanto que com a Coronavac o intervalo é entre 21 e 28 dias.

Do Aeroporto Afonso Pena, o lote vai para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, e de lá já será distribuído aos 399 municípios do estado ainda nesta quinta. A expectativa é de que todas a doses sejam distribuídas até sexta-feira (30).

Todo o novo lote será para primeira aplicação da vacina. Nesta semana, algumas cidades do Paraná tiveram de suspender a vacinação por falta de doses. Em Curitiba, a prefeitura chegou a anunciar quarta-feira (28) o fechamento de 20 postos de vacinação, mantendo apenas a unidade do pavilhão no Parque Barigui, até que chegasse uma nova remessa do imunizante.

Vão receber a primeira dose com essa nova remessa idosos de 64 a 60 anos e profissionais da segurança pública. A expectativa é de que até sexta-feira (30) os imunizantes já estejam nos 399 municípios do Paraná.