Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Piracema

Pesca de peixes nativos está proibida no Paraná até fevereiro de 2022

A proibição da pesca ocorre para garantir a migração e reprodução dos peixes nesta época, chamada de piracema, Foto: Divulgação/AEN (Foto: )

Ouça este conteúdo

Começou nesta segunda-feira (1º) o período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná, como bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva. A proibição ocorre para garantir a migração e reprodução dos peixes nesta época – chamada de piracema – e gera punição de R$ 700 para quem descumprir.

De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), a pesca de espécies nativas fica proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná até 28 de fevereiro de 2022 e quem for flagrado também precisará pagar multa de R$ 20 por quilo pescado.

Vale ressaltar, no entanto, que a restrição não se aplica para as espécies bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.