Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pagamento de propina

Policiais suspeitos de ligação com jogo do bicho são alvo de operação do Gaeco

Gaeco
Agente do Gaeco do MP estadual do Paraná (Foto: Divulgação/ MPPR)

Ouça este conteúdo

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina cumpriu nesta quinta-feira (5) dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a policiais civis suspeitos de ligação com lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar em Arapongas. Os mandados foram cumpridos em Astorga e Londrina, e fazem parte de uma investigação instaurada em setembro de 2000.

Segundo o Ministério Público, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locais ligados a um delegado aposentado e um investigador, ambos da Polícia Civil. Ambos são suspeitos de integrarem um esquema de corrupção na 22ª Subdivisão Policial de Arapongas. De acordo com as investigações, o suposto esquema envolveria o pagamento de propinas mensais, chamadas de “blusas” ou “encomendas” pelos suspeitos, para que a polícia não atuasse no combate ao jogo do bicho na cidade – o bicheiro era chamado de “costureira”, segundo o MP.

A operadora do esquema, de acordo com as investigações, seria uma servidora pública municipal que atuava na Delegacia de Polícia. A apuração do Gaeco busca esclarecer se era ela quem mantinha contato com os contraventores para receber as propinas, que depois seriam repartidas entre os integrantes do esquema criminoso – que teria perdurado segundo o MP até janeiro de 2019, quando houve a mudança do delegado-chefe de Arapongas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.