A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina afirma que o Porto de Paranaguá está preparado para receber a demanda de milho do país, que deve se intensificar ainda mais no segundo semestre.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina afirma que o Porto de Paranaguá está preparado para receber a demanda de milho do país, que deve se intensificar ainda mais no segundo semestre.| Foto: Interalli/Divulgação

Os Portos de Paranaguá e Antonina apresentaram alta de 15% na movimentação de carga em junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado – 5,3 milhões de toneladas contra 4,6 milhões de 2018. A informação é da empresa Portos do Paraná. A exportação de grãos foi uma das principais responsáveis pelos bons números. Ao todo, 3,8 milhões de toneladas de granéis sólidos passaram pelos portos do estado. “O milho foi um grande diferencial. Em junho de 2018 não movimentamos o produto. Este ano, no mês, exportamos mais de 795 mil toneladas”, explicou o diretor de Operações Luiz Teixeira da Silva Júnior, à Agência Estadual de Notícias. Soja e milho, juntos, registraram movimentação 29% superior agora em 2019.

Em termos gerais, o Porto de Antonina teve números bem mais expressivos, com 119% a mais de movimentação comparando os meses de junho de 2018 e 2019. Foram 79 mil toneladas no mês passado, especialmente açúcar em saca e farelo de soja não transgênico para exportação, além de importação de fertilizantes. Já o Porto de Paranaguá teve aumento de 12%. No acumulado do primeiro semestre, os portos paranaenses ainda mostram queda de movimento: 6% a menos do que no ano anterior.