Sábado Curitiba faz mutirão para imunizar idosos contra gripe.
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Vacina contra a gripe.| Foto: Valdecir Galor/SMCS

Depois de Curitiba anunciar nesta quinta-feira (24) que vai levar a vacinação contra a gripe para terminais de ônibus como forma de aumentar os índices de imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) abriu a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade do Paraná. A medida foi tomada em âmbito estadual porque pouco mais de 42% do público-alvo da campanha foi vacinado desde o início da aplicação das doses, em 12 de abril.

Dados apresentados pela Sesa mostram que apenas três municípios paranaenses atingiram a meta de vacinação contra a gripe: Nova Tebas (111,1%), Pérola d’Oeste (109%) e Saudade do Iguaçu (90,2%). A secretaria informou que todas as mais de 3,8 milhões de doses da vacina contra a gripe foram encaminhadas às 22 regionais de Saúde, que agora precisam informar os municípios sobre a ampliação da campanha.

“Não queremos nenhum tipo de vacina parada, seja ela da influenza ou da Covid-19. A orientação do governador Ratinho Junior é imunizar toda a população do Estado. O Paraná sempre foi referência em coberturas vacinais, principalmente da gripe, e neste ano em que vivemos um caso atípico com a vacinação do coronavírus, grande parte da população não tem buscado pela imunização contra a influenza, que já está na 23ª campanha anual, salvando milhares de vidas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.