Arte feita pelo IAT do projeto que prevê a recuperação da orla de Matinhos
Arte feita pelo IAT do projeto que prevê a recuperação da orla de Matinhos| Foto: IAT

Prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) oficializaram a lista de preocupações que possuem com a região em carta encaminhada nesta quinta-feira (30) ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O documento é resultado de uma reunião da Amlipa feita na terça-feira (28), na qual os administradores das cidades reclamaram sobre as dificuldades que enfrentam para tirar obras do papel, o que estaria prejudicando o desenvolvimento da região. A reclamação deles vem na esteira de contestações feitas pelo Ministério Público a algumas obras, como a engorda da orla de Matinhos. No ofício, eles dizem reconhecer que a gestão Ratinho Junior tem feito projetos para a região, mas pontuam que “é necessária uma união de forças para avançar”. Eles citam “entraves burocráticos para parcerias com a iniciativa privada na execução de projetos, principalmente na questão ambiental” e apontam “absoluta falta de critério ou coerência no trato da questão ambiental, especialmente quando se compara a abordagem dada aos projetos públicos e privados de infraestrutura com a permissividade de atividades mais danosas ao meio ambiente como, por exemplo, a pesca predatória e as ocupações irregulares”.

“Além do Poder Público, também temos aqui no litoral empresários, empreendedores dos mais diversos setores da iniciativa privada, interessados e comprometidos em fazer importantes investimentos na região, os quais também encontram muitas dificuldades para a sua execução, notadamente no que concerne ao licenciamento ambiental”, escrevem os prefeitos, que também citam “vultosos investimentos no vizinho estado de Santa Catarina”.

No documento, os prefeitos reforçam ainda quais as obras que consideram fundamentais para o Litoral e que ainda não saíram do papel: a duplicação da PR-407, a pavimentação da PR-405, interligação de trecho da PR-340, construção da ponte de Guaratuba, recuperação e engorda da orla de Matinhos. Ao final, eles também manifestam preocupação com as consequências do fim dos atuais contratos com as concessionárias de pedágio, no final do ano, coincidindo com o aumento de turistas na região: “O término do contrato no trecho da BR-277 que acessa o litoral se dará em pleno início da temporada de verão 2021/2022. Há sérias preocupações por parte desta Associação quanto à logística dos serviços de prestação de socorro, ambulâncias, guinchos, etc., notadamente porque os Municípios não possuem recursos técnicos e humanos para a demanda acarretada”.

A carta é assinada pelos prefeitos dos sete municípios que integram a Amlipa – Paranaguá, Morretes, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Guaratuba e Antonina.