Desmoronamento ocorrido em novembro na BR-376, em Guaratuba.
Desmoronamento ocorrido em novembro na BR-376, em Guaratuba.| Foto: Ari Dias/AEN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) voltou a interromper totalmente o trânsito na rodovia BR-376 entre o Paraná e Santa Catarina. A interdição foi anunciada no início da tarde desta terça-feira (20) por conta do grande volume de chuvas registrado na região nas últimas horas, o que segundo a PRF pode levar a um novo desmoronamento como os registrados em novembro.

“A BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, está totalmente fechada devido ao acumulado de chuva que atingiu mais de 50mm nas últimas 24 horas, que causa riscos à encosta onde houve o deslizamento no fim de novembro. Os motoristas que seguem sentido Santa Catarina estão sendo orientados a retornar na praça de pedágio de São José dos Pinhais (km 635) e no posto da PRF em Tijucas do Sul. Os que seguem sentido Curitiba, nos retornos próximos ao local das obras e na praça de pedágio de Garuva. Não há previsão de liberação. A liberação está condicionada à redução no acumulado de chuvas. A interdição é preventiva, com base nas análises feitas pelos geólogos e engenheiros. O nível de 50mm de chuva pode agravar o risco geológico no talude”, diz o comunicado da PRF.

Em novembro, duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas após o desmoronamento de parte da encosta sobre a pista. A interdição seguiu por vários dias antes de o tráfego no local ser parcialmente liberado, em pista simples. Nesta terça-feira, antes do anúncio da interdição, o trecho próximo ao km 669, onde houve o desmoronamento anterior, registrava filas de 6 quilômetros na descida para o litoral catarinense e 11 quilômetros na subida para Curitiba.