O prefeito Cleber Fontana (à esquerda), de Francisco Beltrão, na reunião em que foi decidido o retorno das aulas.
O prefeito Cleber Fontana (à esquerda), de Francisco Beltrão, na reunião em que foi decidido o retorno das aulas.| Foto: Leandro Czerniaski/Prefeitura de Francisco Beltrão

A prefeitura de Francisco Beltrão (Sudoeste) anunciou nesta quarta-feira (28) a retomada, a partir de 10 de maio, das aulas presenciais na rede municipal de ensino, que haviam sido interrompidas devido à pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada em reunião do prefeito Cleber Fontana (PSDB) com a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo a administração municipal, os centros municipais de educação infantil (CMEIs) funcionarão com 50% da capacidade: um grupo terá atividades pela manhã e o outro à tarde. Nas escolas, o funcionamento também será com metade da capacidade, mas em sistema diferente: um grupo de alunos frequentará a escola durante uma semana e na semana seguinte fará atividades em casa, enquanto quem estava no ensino remoto vai para a aula presencial.

“Todas as decisões passam pelos protocolos de saúde e pela segurança. Faremos avaliações periódicas para ter certeza de que tudo estará funcionando bem. Vamos disponibilizar máscaras e álcool em gel para todos os alunos e profissionais da educação. As equipes da merenda escolar também usarão luvas e disponibilizaremos escudo facial para os professores que quiserem”, disse a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva, em declaração divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura de Francisco Beltrão. Ela destacou que os pais terão a opção de manter os filhos apenas no ensino remoto.

Outros municípios, como Toledo, Castro, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Cerro Azul (na Região Metropolitana de Curitiba), voltaram a receber os alunos nas escolas, com atividades em modelo híbrido. Assim como Francisco Beltrão, Ivaiporã (10 de maio) e Campo Mourão (24 de maio) têm o retorno das aulas já marcado.