Todos alunos estão autorizados a voltar à sala de aula na rede estadual e na rede municipal de Curitiba.
Todos alunos estão autorizados a voltar à sala de aula na rede estadual e na rede municipal de Curitiba.| Foto: Albari Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, faz um apelo para que todos os protocolos sanitários sejam seguidos no retorno dos alunos às aulas presenciais nas escolas. Nesta segunda-feira (27), as escolas estaduais de todo o Paraná e das redes municipais, entre elas Curitiba , encerraram o ensino híbrido, em o aluno revezava aulas presenciais e remotas. Agora, todos os estudantes estão autorizados a voltar às salas de aula, ficando o ensino remoto restrito a alunos com comorbidades, que estejam contaminados com Covid-19 ou que os pais optaram por não enviar os filhos à escola.

“Nossa resolução vem para facilitar que as aulas sejam retomadas desde que todos os protocolos sanitários possam ser cumpridos”, reforça Beto Preto em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC. “Estamos diminuindo a distância entre os alunos dentro da sala de aula, mas desde que os alunos permaneçam o tempo todo com máscara e tenham toda articulação para entrar e sair sem aglomeração. Agora cabe à Secretaria Estadual de Educação e às secretarias municipais de Educação, além dos colégios particulares, que pensem nesse processo de forma ininterrupta”, enfatiza o secretário estadual de Saúde.

Beto Preto explica que o retorno presencial nas escolas será monitorado. E que, assim como já vinha acontecendo no ensino híbrido, as aulas serão suspensas nas turmas em que houver casos de Covid-19. Por isso, volta a ressaltar o secretário, a importância para que todos os protocolos sejam cumpridos. “Nessa semana estamos batendo quase 97% de aplicação da primeira dose ou dose única da vacina da Covid-19, mas ainda temos que avançar. Portanto, depois de um ano e meio, tenho que pedir de volta para os protocolos serem respeitados".