Prédio do TCE-PR, em Curitiba
Prédio do TCE-PR, em Curitiba| Foto: TCE-PR

O sistema eletrônico interno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foi atacado por um vírus, informa o órgão. Em um comunicado, o TCE explica que, na última sexta-feira (13), por volta das 21 horas, foram detectados “registros suspeitos de atividades maliciosas em sua infraestrutura tecnológica”. Por causa disso, os prazos processuais ficam suspensos entre os dias 13 e 20 de maio.

“Imediatamente após a confirmação da contaminação pelo malware, a equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação executou as medidas de isolamento, garantindo a segurança e a integridade das informações, com o apoio de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e da Microsoft”, continua o comunicado. Como parte dos servidores do TCE ainda estão em trabalho remoto, o vírus pode ter entrado inclusive a partir de um computador doméstico conectado à rede do órgão.

De acordo com o TCE, não há até agora “indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais”, mas o órgão “segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente”. Não há uma previsão de quando a situação deve estar normalizada.

“Não existe nenhum motivo para preocupação, já que não ocorreram prejuízos, nem foram afetados os sistemas pelos quais os municípios se conectam ao TCE”, acrescenta o comunicado. Órgão ligado ao Poder Legislativo, o TCE é responsável pela análise de todos os gastos feitos com verba pública no Paraná, no âmbito estadual e municipal.