Sede do TRF4, em Porto Alegre
Sede do TRF4, em Porto Alegre| Foto: Divulgação/TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU) e manteve a prisão de Leonid El Kadre de Melo, condenado pela 14ª Vara Federal de Curitiba em 2017 como um dos líderes de um grupo acusado de promover o grupo terrorista Estado Islâmico no Brasil e planejar um atentado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O caso foi investigado pela Polícia Federal na Operação Hashtag. Melo está detido na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande.

Ao recorrer de decisão da 14ª Vara Federal de Curitiba que renovou a permanência na penitenciária federal em junho, a DPU havia alegado que Melo não representa risco à segurança pública e que já foram feitas quatro renovações da prisão, com o condenado permanecendo há mais de quatro anos em regime considerado excepcional. Ele deverá permanecer em Campo Grande por mais um ano, contando a partir desta quarta-feira (30).

Dos oito réus da Operação Hashtag, Leonid Melo foi condenado em 2017 à maior pena entre os acusados: 15 anos, dez meses e cinco dias de regime fechado por promoção de organização terrorista, recrutamento com propósito de praticar atos de terrorismo e associação criminosa.