Os tubos soldados estão sendo colocados na água no Balneário Flórida e serão transportados pelo mar até a praia de Caiobá, na altura da Avenida Paraná.
Os tubos soldados estão sendo colocados na água no Balneário Flórida e serão transportados pelo mar até a praia de Caiobá, na altura da Avenida Paraná.| Foto: Denis Ferreira Netto/Divulgação

As linhas de tubos que serão utilizadas para a dragagem da praia de Matinhos, no Litoral do Paraná, começaram a ser colocadas no mar neste domingo (05). No total serão 2,6 km de tubulação no trecho marítimo que será acoplada à draga e mais 1,8 km ao longo da orla para o espalhamento da areia na praia. As obras de engorda da orla começaram em abril e devem ficar prontas até novembro deste ano.

Os tubos soldados estão sendo colocados na água no Balneário Flórida e serão transportados pelo mar até a praia de Caiobá, na altura da Avenida Paraná, onde começarão os trabalhos, previstos para este mês. O governo e o Consórcio Sambaqui orientam a população para ter cuidado ao passar pelo local, tanto na faixa de praia, quanto na área marítima, obedecendo a sinalização.

“São tubulações pesadas, que somente na água somam 2.600 metros, mais os acessórios e os flutuantes. O Consórcio Sambaqui realiza o trabalho de interditar esse espaço da praia, e é necessário que a população tenha essa consciência para evitar acidentes”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, em nota publicada pelo governo.

Ainda segundo o governo, um comunicado foi encaminhado para todos os usuários de embarcações nas proximidades para que fiquem atentos à movimentação entre os balneários de Matinhos e o Morro do Boi, um trajeto de 6,3 km contemplados pelas obras de recuperação da orla de Matinhos.