Laboratório Central do Estado – LACEN  –  Recepção  de amostras para teste do Coronavirus.
Curitiba, 01/04/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Laboratório Central do Estado – LACEN – Recepção de amostras para teste do Coronavirus. Curitiba, 01/04/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Fiocruz confirmou o primeiro caso da variante Ômicron no Paraná. O paciente é um homem de 24 anos, morador de Curitiba. O material foi coletado em 18 de dezembro de 2021 e enviado para o sequenciamento.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná alertou que, mesmo sem outras confirmações, o perfil de sintomas que estão sendo observados nos últimos casos de Covid-19 no estado parece seguir o padrão da variante. A transmissão da Ômicron é até três vezes mais rápida que das outras cepas, sendo comparada ao sarampo.

O primeiro caso da variante no mundo foi confirmado na África do Sul em 24 de novembro. Os sintomas desse paciente paranaense começaram no dia 14 de dezembro. “Isso mostra como a transmissão é muito rápida”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. “Trata-se possivelmente de uma quarta onda. E se afrouxamos as regras, a pandemia volta com tudo”.

De acordo com a Sesa, os casos de Covid-19, e possivelmente da variante Ômicron, se espalharam com mais rapidez nas aglomerações de final de ano. E que, nas próximas três semanas, os serviços podem ficar desfalcados de profissionais, além de haver um possível colapso nas entradas de hospitais.