Sessão plenária realizada na Câmara Municipal de Curitiba com participação remota dos vereadores
Sessão plenária realizada na Câmara Municipal de Curitiba com participação remota dos vereadores| Foto: Carlos Costa/CMC

A Mesa Executiva da Câmara Municipal de Curitiba decidiu prorrogar até o fim de maio o chamado sistema de deliberação remota para sessões plenárias e reuniões de comissões permanentes. O modelo, que permite que vereadores realizem as atividades de casa, por meio de videoconferência, foi instituído no dia 26 de março em razão da pandemia do novo coronavírus e estava previsto para se encerrar no dia 30 de abril. A prorrogação consta de ato publicado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial do Município. Continuam suspensos ainda o atendimento presencial ao público externo, a realização de sessões solenes, audiências públicas, visitas guiadas e demais eventos não diretamente relacionados às atividades legislativas.

Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), as atividades são realizadas de forma remota desde o dia 23 de março. A resolução que regulamenta o modelo não prevê prazo para a retomada das deliberações presenciais, estabelecendo que o retorno ao formato antigo seja determinado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB).