• Carregando...
A votação foi realizada em regime de urgência e conseguiu aprovação unânime, com apoio dos 34 vereadores presentes
A votação foi realizada em regime de urgência e conseguiu aprovação unânime, com apoio dos 34 vereadores presentes.| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Após mais de quatro horas de debate na manhã desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em primeiro turno o novo piso salarial dos professores da Educação Infantil da capital. A votação – realizada em regime de urgência – foi unânime, com apoio de 34 vereadores. A medida representa 37% de aumento para quem trabalha nos Centros Municipais de Educação (CMEIs) da capital, que terão salário equiparado ao de professores do Ensino Fundamental.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Durante a sessão, o Legislativo também preparou uma emenda para ser acrescentada ao texto a fim de que servidores do quadro especial que concluírem graduação exigida para sua função também tenham direito ao mesmo reajuste, retroativamente.

Essa mudança foi necessária porque, inicialmente, a proposta apresentada pela Prefeitura de Curitiba sugeria que o salário dos professores da Educação Infantil em quadro permanente - aqueles com curso superior de Pedagogia ou ensino médio de Magistério - passasse de R$ 2.792,21 para R$ 3.845,63.

Consequentemente, 333 colaboradores contratados antes da exigência de curso superior para desempenho da função, que compõem o quadro especial, não teriam acesso ao reajuste, mesmo que tivessem concluído o Magistério ou a graduação em Pedagogia após sua contratação.

E o problema, de acordo com a vereadora Noemia Rocha (MDB), é que grande parte desses profissionais concluiu sua formação, mas não a mudança para o quadro permanente porque, “quando foram solicitar a transição, o plano de carreira estava congelado”, explicou durante a sessão.

Por isso, representantes da categoria participaram da sessão nesta manhã para explicar o fato e solicitar que a totalidade de professores da Educação Infantil fosse contemplada com o aumento salarial. “Isso representa valorização da nossa carreira profissional, pois todos atendem os bebês de nossa cidade, nossos curitibinhas”, afirmou Juliana Mildemberg, coordenadora-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (Sismuc).

Diversos vereadores se manifestaram durante os debates e a emenda foi redigida e aprovada. Com isso, o reajuste de 37% estará disponível a todos os educadores que tenham formação. Para os graduados até 31 de dezembro de 2021, o pagamento será retroativo da data da transição de quadro até 1º de janeiro de 2022. Já para quem terminar a partir de 1º de janeiro de 2022, o pagamento será retroativo da data de conclusão até o dia da transição.

Regime de urgência

O projeto foi encaminhado pelo Executivo dia 5 de agosto e teve requerimento do regime de urgência votado na última terça-feira (9). Com isso, o trâmite habitual foi reduzido, seguindo diretamente para votação em plenário, sem o parecer das comissões. Agora, o assunto retorna à pauta nesta terça-feira (16) para análise em segundo turno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]