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Jerri Conrado dos Santos, caminhoneiro de 39 anos.
Jerri Conrado dos Santos, caminhoneiro de 39 anos.| Foto: Arquivo pessoal

“Quando você percebe que o caminhão perdeu os freios, só dá tempo de pensar na família e em Deus”. O depoimento é do caminhoneiro Jerri Conrado dos Santos, 39 anos, que dirigia um caminhão-tanque que perdeu os freios na descida da Serra do Mar, em dezembro de 2020. O fato ocorreu na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, e o acidente foi evitado pela área de escape, comparada pelos motoristas a anjos que salvam vidas.

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As áreas de escape são recursos de emergência destinados aos veículos pesados que por algum motivo precisam parar imediatamente para evitar um acidente na região de Serra do Mar. No trecho que liga Curitiba ao litoral e a Santa Catarina, pela BR-376, são dois espaços que já evitaram ao menos 309 colisões, salvando 460 vidas, segundo estimativas da concessionária Arteris Litoral Sul. Uma das áreas foi instalada em 2019 e contou com testes feitos por pilotos profissionais.

Para o caminhoneiro Jerri Conrado dos Santos, a área de escape foi essencial para evitar uma grande tragédia com seu caminhão-tanque. “Esta área é algo maravilhoso e excelente ideia. Tantas vidas foram salvas, inclusive a minha. Se fosse tentar descer a serra do jeito que eu estava, uma hora não daria certo e poderia ter provocado uma tragédia”, relatou o caminhoneiro. No vídeo abaixo, Jerri está no primeiro caminhão utilizando a área de escape.

No dia 10 de dezembro do ano passado, Jerri deixou São Paulo para entregar combustível no Rio Grande do Sul. Quando descia a serra, percebeu que o caminhão ficou sem freios. “Foi uma experiência ruim. Quando você percebe que o caminhão perdeu os freios, só dá tempo de pensar da família e em Deus. Lembro que estava descendo a serra a 60km/h e começou a embalar. Pisei no freio da carreta que não respondeu e pisei no freio do cavalinho e tinha até um pouquinho, mas não aguentou o peso. Sorte que conheço o local, dei sinal para à esquerda e comecei a dar sinal e buzina para os carros. Deixei descer até chegar na área de escape”, desabafou Jerri, que tem 11 anos de experiência e é acostumado às estradas.

Solução de engenharia para trechos com fortes declives

A construção de áreas de escape é uma solução de engenharia indicada para trechos com fortes declives. A combinação entre falta de manutenção em veículos associada a imperícia de condutores, excesso de velocidade e não utilização de freio-motor, faz com que veículos pesados se transformem em verdadeiras “bombas-relógio”, sem controle a partir da perda de freios em descidas de serras. Uma colisão em descida é semelhante a uma bola de boliche que vai arrastando tudo e, dependendo da carga, o risco passa a ser ainda maior. Diante desse cenário, as áreas de escape surgem como importante recurso de emergência.

O registro dos acidentes (vídeo) foram feitos na segunda área de escape construída na BR-376. A área de escape já salvou 124 vidas em 55 ocorrências em cerca de um ano de operação. A primeira área de escape foi construída pela concessionária Arteris Litoral Sul em agosto de 2011. Em nove anos de existência contou com 254 entradas e 336 vidas salvas. Neste espaço a concessionária informou ter investido R$ 20 milhões.

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