Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Começa em 2025

Campus Avançado da UFPR abre novo curso de graduação em Inteligência Artificial

Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul, onde foi criado o curso superior de graduação em Inteligência Artificial.
Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul, onde foi criado o curso superior de graduação em Inteligência Artificial. (Foto: Marcos Solivan / UFPR)

Ouça este conteúdo

O Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul, no noroeste do estado, terá um novo curso de graduação em Inteligência Artificial e Engenharia de Software. A autorização para a criação foi dada pelo Ministério da Educação (MEC), e a opção já estará disponível no processo seletivo SiSU 2025.

De acordo com o ministério, o objetivo do novo curso é capacitar profissionais com conhecimentos aprofundados em análise e desenvolvimento de programas digitais e em soluções criativas. Em ambas as áreas, o foco será em técnicas avançadas de inteligência artificial. O curso será integral, contará com 30 vagas no primeiro ano e tem duração prevista para quatro anos e meio.

“Os alunos do curso estarão preparados para atuar em um campo com imenso potencial, abrangendo desde a academia até o mercado corporativo e industrial. Este curso não só abrirá portas para diversas áreas, mas também permitirá que nossos estudantes sejam protagonistas em um futuro tecnológico promissor”, detalhou o professor Carlos Roberto Beleti Júnior, coordenador da nova graduação em inteligência artificial.

VEJA TAMBÉM:

Entre os conteúdos considerados obrigatórios na ementa da graduação em Inteligência Artificial e Engenharia de Software estão disciplinas da área de Matemática, como álgebra linear e geometria analítica, cálculo, matemática discreta e estatística. Além disso, os universitários terão aulas de algoritmos e estruturas de dados, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, processo de produção de software, banco de dados, interação humano computador e inteligência artificial e computacional, entre outros.

Curso superior de Inteligência Artificial começou a ser planejado em 2019

A iniciativa de criação do curso partiu dos professores do curso de licenciatura em Ciências da Computação. Os primeiros estudos se iniciaram em 2019, e foram alavancados pelo rápido desenvolvimento tecnológico na área da inteligência artificial.

“Conseguimos observar a oportunidade de criação desse curso que será muito importante para o campus. Este é um movimento que expressa nossa consolidação, com a maturidade que atingimos em dez anos da história do campus de Jandaia do Sul”, avaliou o diretor do campus Jandaia, professor José Eduardo Padilha.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.