• Carregando...

Por unanimidade, os vereadores de Curitiba aprovaram na sessão remota desta quarta-feira (18), em primeiro turno, a concessão do título de cidadão honorário da cidade ao ator, diretor e dramaturgo Carlos Vereza. A iniciativa foi de Alex Rato (Patriota), que, na justificativa da proposição, destacou a “verdadeira adoração” do homenageado pela capital paranaense, onde nasceu uma de suas filhas.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Natural da cidade do Rio de Janeiro, aos 81 anos e com mais de seis décadas de carreira em teatro, cinema e televisão, Vereza tornou-se mais recentemente uma voz do conservadorismo na classe artística, com críticas públicas aos governos dos presidentes Lula e Dilma Roussef (PT).

Nas eleições de 2018, apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro (sem partido) e, após sua eleição, chegou a ser cotado para a Secretaria Especial da Cultura. Em abril deste ano rompeu com Bolsonaro, após o presidente desautorizar o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à pandemia do novo coronavírus. À época, ele escreveu no Facebook: "Ele desautorizar publicamente o ministro da saúde por ciúmes, não dá mais: tirei o time".

Na discussão do projeto, Alex Rato limitou-se a dizer que Vereza “é um grande amigo nosso” e pediu o voto favorável dos colegas à aprovação do título.

Vereadores aprovam cidadania honorária a Cassio Telles, presidente da OAB-PR

Em outra votação nesta quarta-feira (18), o advogado e atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Cássio Lisandro Telles, também teve o título de cidadão honorário de Curitiba aprovado por unanimidade pelo pleno da Câmara Municipal. A proposta foi do vereador Dalton Borba (PDT), que também é advogado.

Formado pela Faculdade de Direito do Curitiba em 1987, Telles foi presidente da subseção da OAB em Pato Branco entre 2004 e 2006 e, de 2010 a 2012, foi conselheiro seccional, além de compor a Comissão de Orçamento e Contas e a Câmara de Direitos e Prerrogativas da entidade.

Foi ainda vice-presidente da OAB-PR na gestão de Juliano Breda (2013-2015) e, de 2016 a 2018 foi conselheiro federal da OAB, além de vice-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, antes de ser eleito presidente da OAB-PR para o triênio 2019-2021.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]