• Carregando...
Equipe sendo recebida no novo hospital de campanha de Cascavel
Equipe sendo recebida no novo hospital de campanha de Cascavel| Foto:

O município de Cascavel abriu, nesta segunda-feira o hospital de campanha montado para o enfrentamento da Covid-19, até o momento. Com toda a estrutura doada por um empresário da região, o hospital foi construído dentro do Centro de Convenções e Eventos da cidade, com capacidade para 59 leitos.

RECEBA as notícias do Paraná no WhatsApp

Nesta primeira fase, enquanto o município ainda conta com leitos de UTI e de enfermaria nos hospitais públicos, filantrópicos e privados da cidade, o local funcionará como um centro de triagem, para fazer o primeiro atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios e dar o melhor encaminhamento, como explica o secretário de saúde da cidade, Thiago Stefanello. “O Hospital de Campanha foi aberto nesta segunda-feira como Centro de Triagem e suporte de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Inicialmente vai funcionar de domingo a domingo das 7 h às 19 h, com sete consultórios médicos e suporte de enfermaria para observação de curta duração”, explica.

“Queremos agilizar as consultas para os pacientes sintomáticos respiratórios. Nesse primeiro momento, os casos mais complexos que necessitaram de internamento vamos priorizar o encaminhamento ao Hospital de Retaguarda. Quando não for mais possível, sendo necessário, podemos ampliar o horário do centro de triagem e realizar internamentos de enfermaria para longa duração”, acrescenta.

Durante a inauguração, o prefeito Leonaldo Paranhos citou que, ao concentrar os procedimentos de Covid-19 que eram realizados nas unidades de saúde, o atendimento fica mais seguro. "Da forma que estava, nós estávamos muito vulneráveis. Primeiro porque  nós temos que ter material de equipamento de segurança em todos os lugares. Segundo: no formato que estava acaba tendo a possibilidade de muitas pessoas, provavelmente com o vírus, estarem em muitos lugares da cidade. Então aqui a gente tem toda uma estrutura, todos os profissionais estão aqui", observa o prefeito.

Hoje Cascavel conta com 30 leitos de UTI destinados exclusivamente para Covid-19, dos quais 28 estão ocupados (taxa de ocupação de 93,3%). Ao todo, 81,6% de todos os 120 leitos de UTI do município estão ocupados, restando 22 leitos livres.

Atualização

Na primeira versão da reportagem, o título destacava que o hospital de campanha de Cascavel era o único montado no Paraná. Ocorre que a cidade de Marechal Cândido Rondon também tem um hospital do gênero para o combate à pandemia.

Atualizado em 22/06/2020 às 18:25
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]